SEO (Otimização de websites): uma estratégia de marketing digital de longo prazo
O SEO (Search Engine Optimization) é a estratégia de otimizar conteúdo de forma orgânica para mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
Para que a sua marca se torne relevante, escreva de uma maneira que fique fácil ser encontrado com as palavras-chave certas.
Antes de começar, faça uma lista com as principais keywords daquele tema e garanta que elas estarão presentes nos conteúdos. Os links internos e externos também devem ser levados em consideração para aumentar o tráfego.
Importante comentar o seguinte: o prazo necessário para obter resultados relevantes é de no mínimo 6 meses de projeto.
Isso por que o Google leva certo tempo para considerar que seu website é de fato um gerador de conteúdo importante, e para que as palavras-chave utilizadas na estratégia ganhem volume em seu blog, por exemplo.
Mas fique firme: tão certo quanto nasce o sol, os resultados virão!
Links Patrocinados: estratégias de marketing digital de curto prazo
Fazer links patrocinados significa que nós pagaremos para atrairmos visitantes interessados em nosso produto ou serviço.
Pagaremos a quem?
Ao Google, ao Facebook, ao Linkedin, ou a qualquer ferramenta que venda anúncios através de links.
No Google a ferramenta se chama Google Adwords (a mais conhecida). Através dela seus anúncios de links patrocinados são mostrados com os resultados orgânicos a partir da pesquisa de uma palavra-chave. Como na imagem acima.
O bacana desta estratégia de marketing digital, é que nela você só paga se o usuário clicar no SEU anúncio e chegar no seu site. E não existe custo mínimo, por isso qualquer empresa pode incluir esta estratégia no planejamento de marketing.
As vantagens vão desde a alta segmentação de público (no caso de links patrocinados nas redes sociais) até o controle de gastos e resultados mensuráveis.